sexta-feira, 4 de julho de 2008

Toque e zumbido sem ciência

O exame de toque ainda persiste entre os homens. É uma coisa inexeqüível pensar que a ciência e a tecnologia avançam em várias direções, e bem no meio do caminho ainda continua o dedão, parafraseando Drummond. É de lascar esta história, tenho que fazer o meu exame, estou com 48 anos, e ainda resisto à idéia. Para que serve a ciência, se ela não serve a saúde e sim aos interesses de quem faz dela uma mina de ganhar dinheiro. Só pode ser isso, pois ainda não descobriram um exame digno para se descobrir se há câncer na próstata.

Fico me remoendo com esta história, não pelo fato de que serei obrigado a fazer o toque uma hora ou outra, mas pela ignorância dos cientistas sobre este assunto, e aqui, com certeza, todos eles se calam. Imagine um sujeito que você nunca viu, preparar o dedão e mandar ver no seu ânus. É de lascar! Pior: você pagar para que o desgraçado ponha o dedo lá.

Sei que muitos estão a pensar, lendo isso, que devo ser ignorante e deveria colocar meu machismo bobo de lado e o que vale mesmo é estar vivo. Não tiro a razão, penso da mesma maneira quando o assunto é a defesa de minha ou de qualquer vida, mas minha indignação também deve ter algum lugar nesta história. Ter a informação ancestral da minha condição humana, qual seja, ser macho e aquele que provem, não me exime de enfrentar um exame que pode representar a diferença entre a vida e a morte. Como quero viver, terei que enfrentar tal desafio, para mim extremamente traumático, acredito que seja também para boa parte dos homens.

A Cesar o que é de Cesar, porque não tem dono

Meu amigo fotógrafo, Cesar, disse em nossas andanças fazendo reportagens, que tem pensado muito sobre este assunto da próstata. E chegou a pensar numa saída diante da indiferença dos cientistas e da falta de tecnologia. Segundo ele, para enfrentar o tal exame, o certo é se utilizar da sabedoria popular. Cesar pretende encher a cara quando for fazer o toque. Pela sabedoria popular, todos sabem que aquilo do bêbado não tem dono mesmo. Estou pensando no assunto, encho a cara e digo para o medico ficar a vontade, ele, doutor, é todo seu.

Zumbido

Desgraça pouca é bobagem. Dia destes escrevi sobre zumbido fantasma, sons que a pessoa ouve sem que haja uma fonte geradora no ambiente externo ao ouvido. Cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem deste mal no mundo, escutam o que ninguém ouve. A doença acontece no microfone do ouvido, conhecida por cóclea, localizada na parte interna. A cóclea transforma sons mecânicos em pulsos elétricos para que o cérebro interprete os sons. Pois é, o zumbido fantasma surge nesta região, proveniente de alta exposição a ruídos ou a problemas de origem cardiovascular, dentário, metabólico entre outros. O zumbido seria o sintoma, a causa escolha uma das que citei acima, até porque os cientistas não têm certeza disso. Pessoas chegam a ouvir 24 horas trens passando sobre a cabeça, panela de pressão, aptos, sapos coaxando para ficar por aqui. Acreditem, até hoje os cientistas não deram uma solução para esta desgraça. Meu grande amor sofre deste mal. Durma com este barulho, literalmente.

Nenhum comentário: