domingo, 26 de outubro de 2008

Bolsa e patriotas, pero no mutcho

As raposas arrancaram mais alguns nacos de carne do mercado financeiro esta semana. Como disse em meu artigo anterior, chegamos a 30 mil pontos na semana que passou. As companhias brasileiras perderam 60% de invesitmentos. Para entender isso, é só mirar a Inglaterra, que já começa a demitir e desacelerar sua economia, depois de grandes perdas e outras que virão nos próximos dias, pois as apostas dos especuladores ingleses não foram totalmente saldadas. No Brasil ficaram pelo caminho empresas de papel, reflorestamento, cimento e grandes frigoríficos.

A economia brasileira entra esta semana na UTI. O mercado, ao que tudo indica, vai abaixo de 30 mil pontos, quando de fato conheceremos a face obscura de uma crise de especulação alimentada amplamente por bancos do mundo todo. Não custa dizer em poucas linhas, que governos, precisamente os ricos, precisam se sentar à mesa e dividir o preço da jogatina. Antes que seja tarde. Mas o difícil nesta história toda é explicar para raposas que não podem comer mais carne.

Daí o braço do Estado ser imprencindível neste momento, não dando trégua para especuladores. Aqui no Brasil, o governo brasileiro necessita continuar jogando duro com essas raposas. Defender nossa economia a qualquer preço. Os empresários brasileiros necessitam continuar investindo, em que pese o consumo mundial já estar dando sinais de queda. Temos que nos reiventar, mas, além disso, proteger nossa economia pois somos com certeza a bola da vez. Somos a Neo Roma. Não podemos acreditar que especuladores do mercado financeiro estejam preocupados com suas nações ou coisa do tipo.

Nenhum comentário: